Seguidores

quarta-feira, 14 de março de 2012

Estou aprendendo um dia eu chego lá.



Informações importantes para meninas que nem eu da pele negra.


Reprodução
Apesar de ser mais firme e elástica, a pele negra também sofre com estrias, manchas e quelóides. No entanto, com prevenção e tratamento adequado, é possível alcançar uma pele saudável. 

De acordo com Janaína Saraiva, terapeuta corporal e facial do Espaço Aono, diferentemente das estrias que são um problema universal, as manchas, queloides e hiperidrose – produção excessiva de suor – aparecem com mais frequência no corpo da mulher negra. 

Mas a boa notícia é: para todos os problemas apresentados há soluções. Veja quais são os tratamentos disponíveis para cada um deles:

Estrias
Para amenizar substancialmente o problema, Janaina indica dois tratamentos: eletroporação e repitelização. “Essas técnicas suavizam as bordas das estrias e levam o organismo a produzir novas células de colágeno e elastina, tornando-as praticamente imperceptíveis”, assegura a terapeuta, acrescentando que não trazem riscos de manchas ou queimaduras.

Hiperidrose (aumento de sudorese)
Este problema pode ser combatido utilizando-se a toxina botulínica – o famoso botox, que pode ser aplicado em diversas partes do corpo, inclusive na barriga, testa e axilas. 

Manchas
Elas podem aparecer tanto no rosto quanto no corpo, em razão da pigmentação excessiva. “Antigamente, os peelings não eram recomendáveis para esses casos. Mas hoje, eles evoluíram e são indicados, desde que sejam feitos de maneira superficial, para não piorar as manchas”, adverte Janaina. 

Quelóides
Outro problema comum em peles negras é a tendência a apresentar queloides, uma cicatriz grossa e saliente, mais comum após cirurgias, cortes ou traumas na pele. De acordo com Janaina, surge com frequência na região superior dos braços, parte superior das costas, entre os seios, pescoço e nuca e não tem cura, mas pode-se melhorar sua aparência com infiltração de substâncias anti-inflamatórias, ultrassom e crioterapia (terapia com baixa temperatura).